Sexta, 20 de Setembro de 2024 13:14
86 995459230
Especiais PROTOCOLO

Piauí é o primeiro estado a contar com protocolo de atendimento para o público LGBTQIAPN+

O Disque-Cidadania, que atende através do WhatsApp 86 99427 9902

04/03/2024 18h50
Por: Redação Fonte: A10+

Com o objetivo de fortalecer a luta da população LGBTQIAPN+, o Piauí é o  primeiro estado do Brasil a possuir um protocolo de atendimento exclusivo destinado a esse público. É o Disque Cidadania, que disponibiliza o WhatsApp 86 99427-9902 para atendimento de situações que violam direitos da pessoa LGBTQIAPN+.

 

O serviço é feito pelo governo do Estado, através das Secretarias de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, e de Segurança. A Sasc disponibiliza duas linhas, onde assistentes sociais e psicólogos dão assistência aos que procuram o serviço para denunciar situações de violação que já ocorreram  ou que estão em curso e que podem ocasionar o  flagrante. 

 

 

 

De acordo com a diretora de Promoção da Cidadania LGBTQIAPN+ da Sasc, Joseane Borges, o protocolo proporciona que o atendimento realizado pelas polícias militar, civil e corpo de bombeiros para a população seja humanizado. “Entre  os principais pontos estão: a abordagem policial, a busca pessoal e o atendimento dos registros de ocorrências policiais, o qual é garantido no primeiro atendimento em qualquer unidade policial do Estado do Piauí; não precisa ser necessariamente na delegacia dos direitos humanos”, enfatizou Joseane.

Segundo a diretora, a implantação do canal foi bastante importante, porque desde sempre houve subnotificações. “O antigo canal de denúncias, que era o Disque 100, não estava sendo utilizado, mas a partir da implantação do Disque Cidadania aqui no Estado, houve um aumento de 90% das denúncias nos crimes de homofobia. Agora, com o canal direto, tornou-se  bem mais fácil para o público procurar o serviço das duas secretarias, que contam com equipes que trabalham diretamente com a pauta LGBTQIAN+”, destacou a diretora.

 

Joseane Borges ressalta ainda a importância de as vítimas denunciarem qualquer tipo de crime relacionado à discriminação, pois muitas têm medo de buscar atendimento nas delegacias por acharem que sofrerão discriminação pelo delegado, pela equipe de abordagem ou até mesmo pela sociedade.    

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias