O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte de Luis Eduwirges, liderança sindical e um dos responsáveis pela fundação do Partido dos Trabalhadores no Piauí. Em nota publicada pelas redes sociais, Lula exaltou Luis como "um grande brasileiro, grande companheiro e amigo" e prestou sentimentos a amigos e familiares. Luis morreu na segunda-feira (04), aos 94 anos, no Hospital Regional de Campo Maior, 79 Km de Teresina.
Em nota, o Partido dos Trabalhadores do Piauí destacou a luta de Luis por mais direitos para a classe trabalhadora e melhoria da qualidade de vida aos brasileiros.
Luis Edwiges foi um camponês da comunidade de Matinhos, na Zona Rural do município de Nossa Senhora de Nazaré, no Piauí. Foi líder dos trabalhadores rurais, membro das Ligas Camponesas, perseguido na época da ditadura. Foi fundador do PT e um lutador para que os camponeses…
— Lula (@LulaOficial) December 6, 2023
"Nosso companheiro cumpriu sua missão neste plano, partindo nesta manhã aos 94 anos. Fundador do PT, lutou incansavelmente por direitos dos trabalhadores do campo, combateu e foi perseguido pela Ditadura Militar e sempre esteve na luta em defesa da Democracia. Uma grande referência para o Piauí e para o Brasil. Luís Eduwirges, PRESENTE!", afirma.
O ministro Wellington Dias também prestou solidariedade a família e "Para mim que convivi com ele um grande amo. Uma pessoa que fará muita falta. Em nome da sua família quero dar o meu abraço, a familiares e amigos, e dizer que o Piauí e o Brasil perdem um grande líder, Luis Edwiges", afirmou Wellington Dias.
Luis Eduwirges era natural da zona rural de Nossa Senhora de Nazaré, no Piauí. Sua trajetória foi marcada pela luta por direitos dos trabalhadores do campo. Trabalhador da agricultura, liderou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campo Maior. Foi perseguido pela ditadura militar no Brasil. Ajudou na fundação do PT no estado se tornando uma referência no país. Foi o primeiro candidato a vice-governador na chapa do PT Piauí.