Segunda, 17 de Março de 2025
(86) 9 9545-9230
Anúncio
Saúde Saúde

Sesapi capacita profissionais da atenção primária no acompanhamento do pré-natal

Os participantes receberam atualizações sobre a situação epidemiológica da mortalidade materna no estado, comorbidades e técnicas para consulta de pré-natal.

26/02/2025 18h30
Por: Redação Fonte: Ccom

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou, nesta quarta-feira (26), o primeiro dia da Qualificação da Atenção ao Pré-Natal com os profissionais que atuam na macrorregião Meio Norte do estado. A capacitação reuniu médicos e enfermeiros da atenção primária à saúde, diretamente envolvidos na realização do pré-natal.

O objetivo é qualificar equipes de todo o estado, promovendo um atendimento pré-natal de maior qualidade e contribuindo para a redução dos índices de mortalidade materna. Segundo dados do SINASC, o Piauí apresenta atualmente uma taxa de 88 óbitos maternos para cada 100 mil nascidos vivos, índice que precisa ser reduzido, conforme destacou a coordenadora de Saúde da Mulher da Sesapi, Auzeni Moura Fé.

“Percebemos que as principais causas desses óbitos são obstétricas diretas e evitáveis com melhor assistência no pré-natal, no parto e no puerpério. Qualificar nossos profissionais da atenção primária que atuam no pré-natal é fundamental para garantir um acompanhamento mais eficaz, com identificação precoce dos riscos e ações preventivas”, afirmou Auzeni Moura Fé.

Durante a programação, os participantes receberam atualizações sobre a situação epidemiológica da mortalidade materna no estado, comorbidades que afetam as gestantes, técnicas para uma consulta de pré-natal qualificada e manejo adequado dessas pacientes.

“Até o mês de abril, contemplaremos todas as demais macrorregiões do estado, levando informações técnicas e conhecimentos essenciais para o atendimento das nossas gestantes”, ressaltou Joselma Oliveira, vice-presidente do Comitê Estadual de Prevenção à Mortalidade Materna, Infantil e Fetal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias